O Mundial de futebol realizado no Catar, em 2022 foi, para muitos de nós, o primeiro contacto que tivemos uns com os outros. Foi intensa a nossa mobilização através do Grupo “Portugal Fans Qatar”!
Sempre soubemos que havia uma comunidade portuguesa em Doha. Mas também tínhamos a noção de que essa mesma comunidade estava dispersa e não se conhecia. O Mundial 2022 alterou isso!
Com base no sentimento com que se viveu o Mundial e nos laços criados nos variadíssimos encontros organizados, um grupo de concidadãos decidiram cimentar o sentido de comunidade criando um espaço da e para a Gente da Nossa Terra.
São muitas as ideias que gostaríamos de colocar em prática. Passo a passo, tentaremos dinamizar iniciativas em prol da nossa comunidade.
Convidamos-vos, a TODOS, a participar!
Se tiverem ideias e iniciativas a partilhar, as mesmas serão bem vindas.
Este grupo não é restrito a quem deu início a toda esta “loucura”… nele cabem todos os Portugueses residentes no Catar.
Esta é, e sempre será, a nossa postura.
É também nossa vontade apoiar e divulgar qualquer iniciativa a desenvolver pela Embaixada de Portugal em Doha, para que chegue a mais portugueses.
Para chegarmos a todos, estamos a criar uma base de dados com os dados de quem por cá vive e trabalha. Queremos dar a conhecer os talentos das nossas gentes e contribuir para a divulagação dos serviços prestados pelos nossos (ex: a confeção de doces e comida portuguesa; serviços de sonoplastia, vídeo e fotografia; serviços de estética; especialidades médicas, etc.) para que, quem prefira um serviço português, possa saber a quem se dirigir.
Para tal, convidamos-vos ao preenchimento deste formulário.
Na nossa GALERIA iremos compilar registos dos nossos eventos e das nossas gentes. Partilhem as vossas memórias, enviando fotografias, pequenos videos ou mensagens por email para newsletter@gentedanossaterra.com.
Começamos com um convite à recolha de fotografias tiradas durante o Mundial do Catar. Como foi boa a energia! Como nos orgulhámos das nossas cores e da nossa identidade!
Sonhamos com uma comunidade portuguesa unida e ativa, para que em cada encontro e em cada evento, cada um de nós se sinta em casa.
PARTILHA
Partilho alguns apontamentos do processo de saída do Catar em dezembro de 2023. São notas pessoais de um processo que não será igual ao de todos os portugueses que pretendem regressar a Portugal. Não é exaustivo, nem a verdade absoluta. Serve apenas de relato que poderá servir de apoio a quem pensa regressar a casa.
(Josélia Neves)